Monday, November 17

Maze Runner - Correr ou Morrer

(The Maze Runner, Wes Ball, EUA, 2014)


Eu acho que não sou exatamente a pessoa melhor colocada para falar do filme Maze Runner, já que não li o livro, mas vou falar do que achei da obra fílmica enquanto filme por si só, ok?

Eu achei uma história fraca, sem pé nem cabeça, tentando imitar muito feio o sucesso de Jogos Vorazes. Um bando de adolescentes sem memória, presos no meio de um labirinto perigoso que se abre toda manhã para ser explorado, porém, à noite, se você estiver do lado de lá quando os portões se fecham, você não volta para contar a história.

A ideia é interessante. Dizer que não curti, também é exagero. Não está muito longe daquele perfil das sociedades que você também encontra em Divergente. Ou da revolta disso. Um lembra o outro. O perfil deles é bem semelhante.

Eu só achei que (mais uma vez, minhas conclusões são baseadas no filme, eu não li o livro) a história parece percorrer uma linha que ainda não tem ideia do desfecho, como Lost. E seu grande perigo é se perder, como também aconteceu com Lost numa quantia absurda de questões que nunca foram respondidas.

As justificativas não são boas, apesar de ter uma história interessante. O que parece é que alguém filmou ou escreveu no calor das ideias, invés de sentar, pensar, responder às várias questões que envolvem a trama para, enfim, dar seguimento.

Vou tentar exemplificar. Vamos imaginar o roteirista/autor pensando: "No primeiro livro, eles só lembram do nome deles. Estão presos há 3 anos. Vão achar que estão livres, mas serão enganados pelas próprias pessoas que os mantiveram presos. (Vamos supor que a criadora da história pensou nisso. Então ela debilmente segue:) Daí, preciso de uma justificativa para enrolar os garotos... [Três segundos depois...] OK, já sei! Eureka! O sol esquentou demais, vai ter uma sala, um vídeo onde os meninos vão parar quando saírem do labirinto, um suicídio fingido, pessoas carregando eles para longe, blá blá blá..."

Gente. É sério, isso? Ninguém aí ficou com a sensação de estar vendo um filminho com justificativa de autor preguiçoso?

Vamos ter que aguardar os próximos? Talvez? Bem, ok.

Veja o trailer:


E outras imagens:



No comments: