Saturday, January 29

Glee


Se pudesse resumir a uma só palavra, diria: apaixonante!

Já sabia que se tratava de um seriado de sucesso porque vejo os comentários no Twitter e através de blogs e sites. Mesmo assim, resolvi assistir sem ter uma noção apurada para ver se me agradava.

As primeiras perguntas que me ocorreram foram: é comédia? Drama? Ah, é um musical?

Sim. E não. É, basicamente, o melhor de tudo isso e mais. E não disse como se gostasse de musical, porque não me agrado. É simplesmente... gostoso! As músicas são ótimas, as letras são lindas e as vozes... as vozes são encantadoras.

Fala de sonhos! De perseguir os sonhos! Das oportunidades, da paixão! Dos desafios... Recomendo!

Friday, January 28

Fringe S03E10

Proposital. Quem é que não sabe que o seriado escolheu entrar de recesso exatamente no desenrolar de um dos romances mais aguardados de 2010? E neste novo episódio, típico de Fringe, está claro que não vamos discutir o relacionamento tão cedo.

Enfim... Alguém viu esse trechinho? As imagens falarão por si.







========================================
Encontrei a trilha sonora de "Lara Croft - Tomb Raider: Underworld". Lá estará disponível a música "Ruins of Thailand" do Colin O'Malley que indiquei dois posts abaixo. Cliquei aqui para baixar via Torrent.

Gostaram do novo layout?

Tem gente que nunca entendeu essa história de "S03E10". Então, resolvi abrir um parênteses para explicar. S-03-E-10 se traduz por S de season (temporada), 03 porque é a terceira temporada, E de episode (episódio, claro) e 10 porque é o décimo episódio. Resumindo: terceira temporada, episódio 10. Simples assim!

42409 UIA!

Thursday, January 27

A psiquiatria é uma lenda?

Conheço uma pessoa que costuma dizer que "a psiquiatria é o 'pulo do gato' na medicina". Traduzindo a frase: tudo que a ciência não consegue explicar é estresse, depressão, bipolaridade, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Síndrome de Tourette (entre tantas outras enfermidades medonhas...).

Este vídeo faz um apanhado histórico sobre a temática, passando por teorias do comportamento humano mais salientes: como é o caso de Pavlov e o Behaviorismo e Skinner. Alcança a Primeira Guerra Mundial e justifica os princípios de Hitler através da Eugenia aplicada na Alemanha por Alfred Ploetz (teoria que se apoia na predisposição genética e explica o holocausto)... o racismo que persiste após a Segunda Guerra Mundial, Ku Klux Klan... entre outras coisas...

Um documentário de mão cheia. Vale a pena!

Depois responda: qual'é o seu veredicto?

























========================================
Ah, sei lá...

Gostaram do novo layout?
42355

Lara Croft - Tomb Raider: Underworld

Zerei. Mas eu não vim aqui para falar disso. Posso dizer rapidamente que arrisquei a versão Anniversary (me apaixonei!) e, depois, resolvi jogar o destacado no título deste post. O fato é que acabei passando por um estágio que cravou uma das músicas na minha cabeça.

É, SIMPLESMENTE, LINDA! Ouçam!


"Lara Croft - Tomb Raider: Anniversary" (2007) faz parte da nova geração de jogos da personagem, portanto, tem um apanhado do primeiro, lançado em 1996, com adicionais de comemoração pelos 10 anos da empreitada que enlouquecia fãs. Já a versão "Underworld", com gráficos, cenários e músicas ainda melhores, castigou estes mesmos admiradores porque, pelo menos na versão para PlayStation 2, o game deixou a desejar (especialmente no quesito "aventura").



========================================
Poutz! A música do vídeo!

Se algum fã do jogo passar por aqui, peço que me fale a respeito de sua visão sobre a nova geração dos jogos da Lara Croft. Gostaria de saber. :)

42200

Wednesday, January 19

Polêmica LGBT e a apelação sexual

Vamos expandir o senso crítico?

Na pós-graduação, realizei uma monografia a qual analisava o filme Almas Gêmeas (Heavenly Creatures, Peter Jackson, 1994), além de fazer um apanhado geral sobre a homoafetividade na história e no cinema.

Trocando em miúdos, posso dizer que, geralmente (salvo algumas migalhas), os filmes de temática homossexual são relativamente pornográficos e/ou dramáticos. (Passaria horas exemplificando e analisando, se este fosse o foco deste material, mas vamos passar adiante.)

Primeiramente, gostaria de dizer que não sou lésbica. Ponto. Entretanto, também quero dizer que não disse isso porque estou preocupada que possam me considerar homossexual. Digo isto porque não planejei o texto para me defender ou defender alguém. Ponto (dois).

Minha intenção é, na verdade, questionar algumas atitudes de nossa sociedade. Tomemos como exemplo um fato recente e pouco aceitável: Ariadna do BBB11 (para quem não está sabendo, ela é uma transexual operada que participou da atual edição do Big Brother Brasil e foi a primeira a ser eliminada da casa).

Os pormenores: estava escovando meus dentes e pensando "por que diabos ela foi garota de programa?". Então parti para analisar. "Não é uma questão de repreensão, é uma proposta que perdura e se mantém!"

Onde é que uma garota de programa é bem vista, se não estiver em meio a outras? O que estou querendo dizer é que não dá para conscientizar a sociedade a respeito de temáticas como a transexualidade, destruindo a reputação do gênero desse jeito. Não é jugando as profissionais do sexo, é mostrando que se a sociedade desaprova o azul e o verde, não tem há motivo algum para apresentar duas coisas juntas.

A televisão, enquanto ferramenta informativa, deve buscar ponderação se deseja trabalhar a conscientização humana no que diz respeito a inclusão social e/ou outros fatores. Não é uma questão de ser Rede Globo ou Sonia Abrão na RedeTV, é uma preocupação que deve atingir a todos nós enquanto consumidores, formadores de opinião, educadores, e, especialmente, cidadãos!

Um prato cheio: se há quem abra a boca e manifeste preconceito, saber que uma transsexual já foi garota de programa e participou do BBB sofrendo eliminação na primeira semana é a glória! Não estou dizendo que deveriam colocar uma transexual que é a pessoa mais certinha do mundo, apenas que, estabelecida a chance inicial para "incluir" um "personagem" polêmico, também fique decidido o cuidado que terão para não alimentar o preconceito alheio.

Enquanto Jornalista, posso dizer que fico muito chateada quando vejo a deturpação informativa que os veículos de comunicação repassam diariamente. Entretanto, antes de abrir discussões típicas a respeito do que é veiculado na televisão, vale ressaltar que, os MCM (Meios de Comunicação de Massa) são o que são, antes de tudo, porque nós, enquanto consumidores, também somos o que somos, aceitando o que é transmitido.

Deixo aqui o meu desgosto.



========================================
This is Us - Backstreet Boys (me aquecendo para o show!)

Um texto que mostra um pouco do que tenho no juízo...
42000

A Primeira Lei de Newton


Essa noite, sentei na cadeira de sempre, com os problemas de sempre... As conversas de sempre, as indiretas de sempre... O desejo que não se afeta, o azedume na comunicação ineficiente... O mesmo cheiro gostoso que não se mistura, as dores de cabeça, pequenos enjôos... A inércia de fotografias espalhadas pelo quarto... História de um passado bom. O novo que é velho rapidamente... e novos novos que já não dizem muita coisa... O sumiço de poucos. Temporário - como sempre. O calor de sempre! Palavras que não se transformam e já não contam uma história qualquer...

Então a lua apareceu e me cutucou. Enxerguei embaçada, estava entre nuvens... Olhava para mim... e dizia "estou aqui".


E de tantas mudanças, nada mudou. Só aquele minúsculo instante... Tão rotineiro... Recorrente... Alterou pretensiosamente o curso do "como sempre".



Ouvi muito Maria Bethânia enquanto editava fotografias, hoje.

Pfff...

41970

Tuesday, January 18

Abajur


E minha alma, sem luz nem tenda,
passa errante, na noite má,
à procura de quem me entenda
e de quem me consolará...

Cecília Meireles

Friday, January 14

Texto inesquecível

Tive um livro de português que contava uma estória sobre o bicho papão que me lembro até hoje. Duas semanas atrás, o encontrei e arranquei a página ("às vezes é certo fazer a coisa errada" porque eu tinha que guardar uma lembrança ainda palpável como esta). A tosca imagem perdura na minha cabeça até hoje... Vai entender! Segue.



Bicho papão da minha imaginação



Bicho Papão a gente inventa.

O meu foi inventado por uma cozinheira chamada Guiomar. Guiomar vivia contando histórias terríveis, de botar cabelo em pé. Eu tenho cabelo crespo, até hoje, por causa da Guiomar. Ela me contou cada uma, arrepiava tanto, que arrepiada fiquei!

Dizem que a gente não deve contar histórias de meter medo pra crianças, por isso eu não vou contar o que Guiomar contava.

Eu sei que, de tanto ouvir a cozinheira, criei meu Bicho Papão particular. Ele era assim: olhos cor de fogo, pés virados para trás, soltava muita fumaça pelas ventas e era mula-sem-cabeça, além de pular num ´pe só e usar touca vermelha, fumar cachimbo e, de vez em quando, parecer com minha professora de matemática. Tinha vezes que ele era ótimo, nem existia! Mas bastava ser noite de tempestade, já vinha o Bicho Papão vestido de lençol branco, casaco de padre, chapéu de freira, blusa de crochê de plumas. Era realmente ma coisa impossível, não existia, era meu medo.

OS BICHOS QUE TIVE, Sylvia Orthof, Rio de janeiro, Ed. Salamandra, 1983, p. 28.

Você não tem vergonha?


De amaldiçoar uma vida perfeita? E atrasada porque você mesma resolveu parar no tempo para resmungar? Não entende que tudo em volta é culpa sua? Os erros e os acertos?

É, infeliz! Os "acertos". Você continua respirando e tem gloriosos reconhecimentos. E sabe, inclusive, que pouco importa se te darão algum crédito, já que tem os melhores, comprovadíssimos, sem qualquer promessa falsa. Do jeito que sempre desejou.

Qual'é o seu problema? Por que prefere as crises estomacais e as intermináveis enxaquecas?... E você tem que se alimentar! Está querendo virar uma santa comendo ventania e chuviscos medíocres no nordeste do Brasil?

E que mania triste você tem de afastar romances! O que é que você está fazendo? O sexto sentido também falha! Aprenda a fazer o que pensar, esvazie a porra da sua cabeça! Não acumule idéias! Isso te faz muito mal!

Passe a bola adiante!



¬¬'

¬¬'

41857

Sunday, January 9

Stand by me

Telefone às 2h da manhã para ouvir a minha voz. Mande sms. Releve a raiva, deixe um presente na portaria, dedique um texto, me faça gargalhar. Sinta falta, divida um Sonho de Valsa, converse, ensine, esteja disposto a compreender, respeite... encante. Surpreenda.

É difícil?


oO'

Cansadona.

41716

Thursday, January 6

A década de 80

Material incrível. Simplesmente incrível.

A morte de John Lennon, as guerras, Xuxa (é! Xuxa!), Carlos Drummond de Andrade, Maradona, preservação e destruição da natureza, o cantor Sting, Chico Mendes, Mike Tyson, Lady Diana, Elis Regina, as Olimpíadas de 1980 em Moscou, as drogas, narcotraficantes na Colômbia: Pablo Escobar, Jorge Ochoa e Carlos Lehder, Michael Jackson, mulheres alcançando o poder, viagens ao espaço, o cometa Halley, crescimento do Japão, a Coréia do Sul, a fome na África, desastres naturais, desemprego, inflação, Ayrton Senna, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Collor, Lula, a política no Brasil... UFA! Entre outras inúmeras situações para recordar.