Wednesday, January 19

Polêmica LGBT e a apelação sexual

Vamos expandir o senso crítico?

Na pós-graduação, realizei uma monografia a qual analisava o filme Almas Gêmeas (Heavenly Creatures, Peter Jackson, 1994), além de fazer um apanhado geral sobre a homoafetividade na história e no cinema.

Trocando em miúdos, posso dizer que, geralmente (salvo algumas migalhas), os filmes de temática homossexual são relativamente pornográficos e/ou dramáticos. (Passaria horas exemplificando e analisando, se este fosse o foco deste material, mas vamos passar adiante.)

Primeiramente, gostaria de dizer que não sou lésbica. Ponto. Entretanto, também quero dizer que não disse isso porque estou preocupada que possam me considerar homossexual. Digo isto porque não planejei o texto para me defender ou defender alguém. Ponto (dois).

Minha intenção é, na verdade, questionar algumas atitudes de nossa sociedade. Tomemos como exemplo um fato recente e pouco aceitável: Ariadna do BBB11 (para quem não está sabendo, ela é uma transexual operada que participou da atual edição do Big Brother Brasil e foi a primeira a ser eliminada da casa).

Os pormenores: estava escovando meus dentes e pensando "por que diabos ela foi garota de programa?". Então parti para analisar. "Não é uma questão de repreensão, é uma proposta que perdura e se mantém!"

Onde é que uma garota de programa é bem vista, se não estiver em meio a outras? O que estou querendo dizer é que não dá para conscientizar a sociedade a respeito de temáticas como a transexualidade, destruindo a reputação do gênero desse jeito. Não é jugando as profissionais do sexo, é mostrando que se a sociedade desaprova o azul e o verde, não tem há motivo algum para apresentar duas coisas juntas.

A televisão, enquanto ferramenta informativa, deve buscar ponderação se deseja trabalhar a conscientização humana no que diz respeito a inclusão social e/ou outros fatores. Não é uma questão de ser Rede Globo ou Sonia Abrão na RedeTV, é uma preocupação que deve atingir a todos nós enquanto consumidores, formadores de opinião, educadores, e, especialmente, cidadãos!

Um prato cheio: se há quem abra a boca e manifeste preconceito, saber que uma transsexual já foi garota de programa e participou do BBB sofrendo eliminação na primeira semana é a glória! Não estou dizendo que deveriam colocar uma transexual que é a pessoa mais certinha do mundo, apenas que, estabelecida a chance inicial para "incluir" um "personagem" polêmico, também fique decidido o cuidado que terão para não alimentar o preconceito alheio.

Enquanto Jornalista, posso dizer que fico muito chateada quando vejo a deturpação informativa que os veículos de comunicação repassam diariamente. Entretanto, antes de abrir discussões típicas a respeito do que é veiculado na televisão, vale ressaltar que, os MCM (Meios de Comunicação de Massa) são o que são, antes de tudo, porque nós, enquanto consumidores, também somos o que somos, aceitando o que é transmitido.

Deixo aqui o meu desgosto.



========================================
This is Us - Backstreet Boys (me aquecendo para o show!)

Um texto que mostra um pouco do que tenho no juízo...
42000

No comments: