Monday, July 19

Falcões


Vou me aproveitar da matéria que passou no Fantástico a respeito dos falcões no quadro "Predadores". Alguém viu? Não se preocupem, não serei redundante. Não pretendo reescrever ou copiar o que vi na reportagem... A intenção é outra.

No meio da explicação a respeito da ave e de seu potencial na caça, ouvi, boquiaberta, sobre sua habilidade com a visão à distância e de sua porcentagem de apenas 20% de sucesso na hora do ataque.

Fiquei desgostosa... Quero dizer, uma ave linda, com gigantescos dotes para ser um predador potente, visão aérea, falha em 80% de suas "investidas"... Por queee? Porrr queee?

Não encontrei justificativa alguma. Nem lembro se falaram alguma coisa a respeito disso... O fato é que não achei justo. É como encontrar um pintor que entende de pincéis, telas, tintas, obras de arte e não se torna um Leonardo Da Vinci.

Ainda tomada pela curiosidade daquele quadro, escutei o que veio a seguir e foi como um tapão no pé da minha orelha... Como alguém que diz "idiota, espere!". E o melhor realmente chegou aí.

De todos os predadores mostrados neste quadro até agora (incluindo tubarões, jacarés e felinos), o falcão é o único que não está correndo risco de extinção. Aí você pode pensar: "tu escreveu para falar da bosta do efeito estufa?".

Não vamos inverter o ponto chave deste texto! Que inúmeras espécies estão em extinção não é novidade. Curioso é achar uma delas que se adaptou. Os - falcões - se - adaptaram! Ainda está difícil de entender?

Eu ajudo com outro exemplo: pegue o mesmo especialista em pincéis, telas e tintas... e imagine que ele perdeu suas ferramentas... E que, mesmo assim, ele consegue se adaptar e continuar pintando, não importa o que vier tentar destruí-lo. (A chance de ser o Da Vinci!)

Minha gente, isso é lindo! Adaptação é superior a capacidade natural que os seres vivos nascem dotados de! É sobreviver à guerras e perdas. É superar situações capazes de desequilibrar aquilo que realmente somos!

E vocês ainda podem dizer que é natural, que é a lei das espécies! Seria! Se tantas outras com potencial beirando 100% de proveito de seus ataques não estivessem à merce deste mundo (aparentemente) doente!

O que vem a calhar, meus caros, é a noção atravessada que temos o tempo inteiro a respeito de tudo que fazemos/queremos para nós mesmos. Passamos uma vida buscando espelhos na experiência de outras pessoas, quando o correto é, acima de sobreviver, adaptar-se.



RODAPÉ

Broken Arrow - Hans Zimmer (Explico: baixei uma coletânia absurda de trilha sonora. Ouvindo algumas, reconheci essa, que toca em Pânico (Scream) e não acreditei! Na verdade, o som também faz parte deste outro filme. O fato é que já gostava de Hans Zimmer há mais tempo do que imaginava.)

Sobre o caso Bruno: rapaz, não é defendendo o goleiro não, mas as coisas estão realmente parecendo que foram armadas para ele. A mulher não foi encontrada, o menor envolvido no caso já mudou a versão da história 4 vezes e o tal do "Macarrão" era próximo o suficiente para fazer alguma cagada planejada. Tá difícil.

Procurei o material no site do G1 sobre o quadro "Os predadores" e não encontrei. Perdoem.

34018 Obrigada, gente. :D

No comments: