Friday, April 27

My Week With Marilyn

(Sete Dias com Marilyn, Simon Curtis, 2011)


Sou meio suspeita para fazer comentários. A verdade é que já assisti há algumas semanas... E como alguém que adora (e acompanha) o trabalho da Michelle Williams desde Dawson's Creek, posso dizer o mesmo que costumo dizer sobre Kate Winslet: já era muito boa, está incrível e continua superando os próprios trabalhos a cada novo desafio!

Confesso que sei muito pouco a respeito de Senhorita Monroe. Portanto, não posso julgar Michelle Williams como alguém capaz de fazê-la com maestria. Entretanto, depois do filme (e geralmente acontece), costumo pesquisar um pouco a respeito de alguma coisa que me chamou a atenção (se foi a música, leio um pouco sobre o compositor; se foi a história, leio sobre o roteirista; se foi algum personagem, leio sobre o ator). Neste filme, em particular, me interessei por duas coisas: a superação na atuação da Michelle... e do contexto aplicado à Monroe, por ela.

Sobre Marilyn, depois de algumas leituras, percebi que a eterna Jenn de Dawson's Creek deixou o seu recado como alguém que sabe o que fazer com o que se tem nas mãos. Estou acostumada ver a Michelle fazendo papéis de personagens marcantes, com excesso de energia (veja "Namorados para sempre" ou "Ilha do Medo"). Analisar essa brilhante atuação, de alguém que tem impacto, mas é frágil, superprotegida e problemática, que não tem muita explosão, nem é expansiva quando está o sendo (e consegue transmitir tudo isso na tela do cinema), é ter a certeza de que escolheram a atriz certa, cheia de potencial para encarar um personagem tão... peculiar!

A história em si, entretanto, apesar de matar a curiosidade dos mais interessados, não é muito marcante e trata-se de uma passagem na Vida Monroe. Emma Watson faz uma participação quase especial... e vê-la nos filmes sem o destaque que tinha como Hermione na saga Harry Potter foi meio frustrante, mas não menos interessante. Recentemente, as pessoas têm comparado a atuação da Michelle como Marilyn à de outras atrizes no mesmo personagem. A última da vez foi a Uma Thurman no seriado Smash (e desculpem-me os fãs, mas não chegou aos pés!), assistam e tirem suas próprias conclusões.

Recomendo muito!

No comments: