Tuesday, July 3

Decepção


Na realidade, o título era outro. Infelizmente, não lembro o que tinha em mente, exceto que precisava falar a respeito da decepção. Quase uma explicação. Então, enfim, vamos adiante.

Eu já devo ter dito outras vezes que costumava varrer (por falta de palavra melhor) certas pessoas da minha vida. Eu não sei dizer se tem um pouco de, ahm, perfeccionismo ou de loucura, muito embora me pareça justo, inclusive lógico. Quero dizer, imagine alguém que te faz mal. Que fala mal de você, que te agride, que mente na cara dura, que é grosso, sarcástico em excesso e sem necessidade (dentre outras coisas)... Alguém assim merece passar o resto sua existência agindo desse jeito?

Eu corto relações. Antigamente, acho que discutia e deixava de falar. Quando a internet chegou, eu comecei a avisar virtualmente que não ia mais falar com aquela pessoa. Não era um e-mail ou recado em que dizia: "Ah, olha, não vou mais falar com você, tá? Beijos!", mas um recado onde pontuava porque estava magoada e que aquilo não tinha mais futuro (ou pelo menos eu não o via mais).

Hoje, eu não digo nada. Eu simplesmente me varro da vida alheia. Sumo, corro. Vou fitar um horizonte longínquo! Se antes cortava relações, hoje, me desprendo da pessoa, literalmente. O básico, o verdadeiro motim é não enxergar um futuro. A lógica serve tanto para amigos como para namorados, cursos, empregos e determinadas situações, inclusive. A partir do momento em que eu achar que nada vai mudar, que não tem futuro, eu corto relações. Ou melhor dizendo: eu junto a trouxa e sigo em frente.

Entretanto, quando aprendi a não mais excluir as pessoas, necessariamente, mas a me tirar de campo quando notar que o jogo vai morrer no empate. Também trouxe comigo um pouco mais de humildade, de humanidade (acredito). Então, eu dou uma segunda chance. É gostoso dar uma segunda chance! Porque eu vejo que me esforço tanto quanto quem a pede. Quando a coisa toda realmente muda de figura, lá está: O Futuro! Quando não...

Às vezes sei que parece meio cruel, mas é tudo uma questão de tempo. Uma hora, quem deixei, se tiver de voltar, voltará. Por outro lado, se quem deixei, simplesmente seguir o seu rumo, não está me garantindo que tudo estava certo desde o início? A vida é mesmo assim: pessoas que se aproximam, pessoas que se afastam... É uma lei! Atração e repulsa, O Segredo (quem não sabe?).


No comments: