Friday, May 17

Quem poderia ser a uma hora dessas?


Lemony Snicket! Meu caríssimo Lemony Snicket, autor de livros como "Desventura em série" e "Por isso a gente acabou"! Rapaz, ler as obras dele é como mergulhar numa praia de águas quentes e ondas geladas.

Eu senti falta de maiores detalhes sobre os personagens. Eles são superficiais e enigmáticos demais. Tudo é mistério, na realidade. O livro acaba sem fim, tem perguntas sem respostas (ok, pode ser um dos objetivos) e apesar do sarcasmo divertidíssimo de sempre, é uma história que não acrescenta alguma coisa relevante. Sinto como se tudo que li fosse parte de um boato sem importância.

De qualquer forma, o interessante neste livro é que nos deparamos com um personagem que tem o nome do próprio autor! É claro que, se alguém já pesquisou alguma coisa sobre ele, sabe que não é seu nome verdadeiro, apesar de continuar assinando os livros (suas entrevistas, inclusive, tendem a certa peculiaridade, como se encarnasse um "sério personagem comediante").

Vou aguardar e ler os próximos... Quem sabe, com um pouco mais de informação, tenhamos alguma posição mais efetiva sobre esta série. Ele merece uma segunda chance. A leitura dele merece.

Trechos anotados:

Página 40: "Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê."

Página 73: "Antes fui uma criança que recebeu uma educação incomum e, antes disso, fui um bebê que, segundo me contaram, gostava de se olhar no eSPELHO e enfiar os dedos do pé na boca. Eu era aquele rapaz, e aquela criança, e aquele bebê, e o prédio que estava à minha frente era a prefeitura. À minha frente havia minha vida de adulto, e depois um esqueleto, e depois mais nada, exceto, talvez, uns poucos livros na estante."

Página 217: "- Lembrei de um livro que meu pai costumava ler para mim - ela disse. - Um monte de elfos e outras criaturas  entram numa tremenda guerra por causa de uma joia que todo mundo quer, mas ninguém pode usar.
- Nunca gostei muito desse tipo de livro - respondi. - Sempre tem um mago muito poderoso que acaba não ajudando muito." (Alguém sentiu a referência, aí? Rsrsrs! Curti!)




---
227928

No comments: