Tuesday, February 4

A Onda

(Die Welle, Dennis Gansel, 2008)


Rapaz, desde que li "A menina que roubava livros", noto que o meu interesse no Holocausto cresceu e, o mais importante, amadureceu bastante. O meu namorado, por outro lado, é uma máquina de armazenamento informativo para filmes, gêneros cinematográficos, atores, diretores e qualquer outra coisa que envolva a Sétima Arte. O que é ótimo. E ganha a minha admiração com frequência (ha-ha!). :***

Numa das minhas confissões à respeito do assunto, eis que o danado lembrou deste filme, que eu não só não havia assistido, como sequer havia tomado conhecimento da história (é baseado em fatos reais).

Quando comecei a assistir, para vocês terem uma ideia, eu estava morreeendo de sono. Muitooo cansada. Mas a história conseguiu me prender desde o começo. Eu não sei dizer se o fato de ter bastante interesse no assunto talvez tenha me deixado com a orelha de pé muito depressa, ou se foi porque a história começa com uma discussão muito interessante dentro da sala de aula.

Não é uma obra no estilo Hollywood. Não é um filme de atores conhecidos. É um longa alemão. Então... 

Mas presta atenção nisso: estamos falando de um professor que leva para a sala de aula a possibilidade de conseguir converter pessoas. Os alunos discutem como Hitler conseguiu mudar a cabeça de tantos alemães contra os judeus. Aos poucos, o professor, mostra, na prática, como isso é possível.

O desfecho...?

Aí você tem que assistir ao filme para saber. E foi baseado em fatos reais, então, vale a pena discutir depois.

Nota 1000.

No comments: