Monday, August 4

Filmes e vídeos sobre Anne Frank

O diário de Anne Frank, 1958 (The Diary of Anne Frank, George Stevens, United States)

Os personagens são de uma completa piração. A atriz que escolheram para representá-la, por exemplo, parece ter uns 16 anos, quando Anne tem 12 ao se mudar para o Anexo. Peter, seu par romântico, então... Existe muita maquiagem fílmica, de coisas que não acontecem e que acrescentaram para fazer da história algo mais interessante. É longo, meio arrastadinho, em preto e branco e infiel. 

O diário de Anne Frank, 2009 (The Diary of Anne Frank, Jon Blair, United States)


Aííí simmm, este sim! O filme já começa com uma chuva de imagens referentes à Anne. Você já embarca na atmosfera da garota. Se depara com uma atriz de cabelos cortados como os dela, rostinho judeu, carinha de criança (e que estranhamente  parece amadurecer no filme, como acontece com Anne). Os outros personagens bem mais exatos (apesar de achar que a mãe dela ficou muito frágil), o filme trata de pontos bem cruciais da história. Fiquei besta de ver a menção sobre a chegada das caixas dos morangos. Vale a pena a nível de fidelidade e seleção.

https://www.youtube.com/watch?v=XIpQqExBl2s&feature=share

Matéria da Rede Globo a respeito de uma colega de sala de Anne Frank que, atualmente (bom, pelo menos na data da matéria) ainda é viva e mora no Brasil! Os relatos são interessantíssimos e ela guarda recordações dramáticas através de objetos e fotografias daquele tempo. Ela não só estudou com Anne, como, dois anos mais tarde, encontrou com nossa escritorinha num campo de concentração em várias ocasiões. Ambas não sabiam como conseguiam se reconhecer, já que eram como caveiras ambulantes.

https://www.youtube.com/watch?v=dgX6ceLAR_0

É um documentário sobre a vida de Anne Frank, aparentemente produzido em 2009. Acredito que surgiu graças a última (e melhor) versão do filme baseada com fidelidade no livro da adolescente. Há relatos, portanto, não só de trechos de seu livro, como depoimentos de amigos da família, imagens do museu (que é, de fato o Anexo Secreto onde ela ficou escondida em Amsterdã). Há muitos trechos de estudiosos sobre o caso também. É bem interessante! Vale a pena.

Outros

Vi mais dois filmes, mas não aguentei assistir até o final. São versões viajadas demais sobre a história dela. Então, se encontrarem por aí, só para não dizer que não mencionei, estou avisando. Mas não vou nem dizer o nome, nem deixar os links porque, sinceramente, é uma puta perda de tempo assistí-los.

Hoje, por sinal, faz 70 anos que Anne registrou seu último escrito no diário. A CNN lembrou e fez uma reportagem! Clique aqui para ver!

Acho que é isso. No mais, acessem o site oficial para conhecer e fazer uma tour virtual de acesso pelo local (sim, é possível!): http://www.annefrank.org/

No comments: