Tuesday, October 7

O lado ruim de reformar...

Quero desabafar! Reformar o quarto também tem o seu lado ruim. O primeiro deles, inegavelmente, é a imensa ansiedade que você, de repente, se vê tomada, quando deseja ver o resultado. O defeito dos vídeos, às vezes, acaba sendo aquela "acelerada" na parte chata. A gente vê a transformação. A foto do antes e depois. Esquece do "miolo" inteiro. E, acredite, é a parte mais cansativa.


Infelizmente, por inúmeros motivos, dependemos de outras pessoas, e isso, caríssimas, é a pior parte de tooodas! Vou listar algumas para não pegar quem está pensando em reformar ou montar algum cômodo de surpresa. Lá vai:

1) Não basta ir na melhor loja com dinheiro e comprar um móvel. Ele vai levar um tempo até ser entregue (na Tok Stok, por exemplo, um simples colchão de espuma levou 15 dias corridos em Recife. Tive que esperar, não podia trazer na cabeça! Dependia deles!). Em caso de móveis e montagem, recomendo pagar a montagem dos profissionais da loja. Porque você vai esperar a entrega e vai esperar, depois, a disponibilidade de uma outra pessoa que você ainda vai procurar e pagar para montar (que nem pode sair tão bom assim!).

2) Pedreiros, carpinteiros, montadores, costureiras (etc, etc, etc...) são autônomos em 99,9% dos casos, então são preguiçosos com horários, farrapeiros, cheios de desculpas, adoram um gato por lebre e mentem descaradamente. Desconfie mesmo. Desconfie sempre. Saiba que cada um deles vai te aborrecer com alguma coisa, por menor que seja. Sempre dizem que têm o melhor material e nunca é verdade. Fique de olho. O prazo não vai ser o que ele dará, pode ter certeza. Não seja muito duro, nem se arreganhe demais também. Trate como alguém contratado para trabalhar para você. Acerte muito bem o material negociado. E acredite: ainda assim, vai dar merda. Combinei uma visita com um montador da família com um mês de antecedência. O dia chegou... O que ele fez, o que ele fez? Desligou o telefone! Beijos!

3) Corri atrás de uma empresa que já montou os móveis da minha casa. Mas sairia uma fortuna. Também fui extremamente mal tratada, disseram que mandariam um orçamento pelo e-mail que espero até hoje! Por falar nisso, vou divulgar a empresa para que ninguém procure porque o material deles é de péssima qualidade, as portas dos guarda-roupas caem com o tempo e os armários sob pias cedem: Sonho de Casa (ela vira um pesadelo!). Ia recorrer a eles porque não sabia a quem mais procurar, mas acabei descobrindo um montador por uma fonte da própria empresa que foi bem sincera: "Aqui vai sair muito caro! Vou indicar um autônomo para você!". Mais uma vez dependia de alguém que soubesse desmontar e remontar um guarda-roupas embutido. E não somente: ele também teria de ser capaz de reduzir uma das partes.

4) Este autônomo, por sinal, veio nas datas combinadas, olha só que sorte a minha! Era pontual! Mais um ponto para ele! Mas mentiroso quanto a qualidade dos móveis. O farrapeiro que desligou o telefone, por outro lado, apesar de faltar muito (acho que até hoje, meu quarto estaria do mesmo jeito, acredite!), tinha os melhores materiais e melhores acabamentos. É uma porcaria isso: 8 ou 80. Por que não encontro alguém que tenha o melhor dos dois? Depender dos outros é foda!

5) Para terminar: instalei um split, paguei, testaram, funcionou. Ótimo. Beijos, tchau. Depois, água escorrendo pela parede. Ligo (é uma empresa), mandam uma pessoa depois do horário comercial - o que me deixa de castigo o dia inteiro. Resultado: o fdp vem, diz que eu devia ter deixado o ar ligado há algumas horas e que nada pode ser feito naquele momento. Depois disse que estava tarde e mandou remarcar. Depender dos outros é o car*&$%!

É por isso, por isso mesmo, que existem tantooos, mas taaantos vídeos de DIY (Do It Yourself = faça você mesmo). Porque, além de baratear um monte de coisas, há outras que você acaba aprendendo e vê que ainda há aquelas que nem são tão difíceis assim de fazer.

No comments: