Monday, June 1

Viajar para a Europa: Passo a passo

Os brasileiros estão alcançando outros continentes com muita facilidade. O mundo ficou pequenininho! Pensando nisso, resolvi trazer este antigo post com informações atualizadas. Bom deleito!



Bom, gente, é o seguinte: de vez em quando aparece alguém perguntando sobre minhas viagens. Querendo, entre outras coisas, saber o que é necessário para embarcar sem dores de cabeça. Mas a verdade é que não tem muito mistério. Já resolvi tudo em menos de 1 mês duas vezes e deu tudo certo no fim das contas.

1) Passaporte. Se não tirou, você não tem identidade internacional. Onde resolver? Primeiro você precisa acessar o site da Polícia Federal para marcar um horário e se apresentar com a documentação necessária (portanto, é importante ler tudo e estar com a papelada certinha antes de ser chamado!). http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Atenção: se planeja ficar até 90 dias para as bandas de lá, você não precisa de visto, entretanto, precisará de outras coisas. Vejamos:

2.1) Você tem dois caminhos: vai para ficar na casa de alguém ou vai para ficar em algum hotel/albergue? Se você pretende ficar na casa de alguém, você vai precisar de tempo e paciência. Isso porque, para estrangeiros que vão ficar com residentes, é necessário que esse alguém envie para você através do correio, a cópia original de uma Carta Convite. A "Carta Convite", por sua vez, é um documento que a pessoa que está cedendo a casa para você precisa retirar na prefeitura (sim, é bem chatinho esse processo). E não adianta xerox e nem imagem escaneada, eles só aceitam a original.

Atenção 2: para as duas opções, leve a impressão da passagem de volta.

2.2) Se você pretende ficar em hotel/albergue, o negócio facilita e complica, vou explicar: você vai precisar levar impressa a reserva desse hotel. Dica: se planeja mochilar e não sabe onde vai dormir direito, leve uma lista impressa de albergues possíveis para comprovar que você realmente não vai dormir na rua e tentar viver da prostituição. (É sério! ¬¬')

3) Se você vai ficar na casa de alguém, você precisa levar em dinheiro, em espécie, o equivalente a 30 Euros vezes a quantidade de dias que pretende ficar por lá. Por exemplo: se vai passar 7 dias na Europa, então, leve 30 Euros x 7 = 210,00 Euros. Se você vai ficar em albergue/hotel, esse valor aumenta, apesar de você não precisar se preocupar com a Carta Convite. Você vai precisar levar, em espécie, 60 Euros vezes a quantidade de dias que pretende mochilar.

4) Você também vai precisar tirar o Seguro Saúde. Confesso que estava desesperada quando tive que fazer isso, morrendo de medo de ser roubada, enganada. Foi quando procurei a STB e resolvi tudinho sem maiores preocupações (recomendo muuuito!). Usei o seguro da Isis e foi tranquilo! Ah, sim, leve em consideração que o valor aumenta dependendo da quantidade de dias. Ainda na STB, tirei minha carteira de estudante internacional e uma carteirinha internacional de albergue que dá descontos vez ou outra porque eu paguei mais barato quando me hospedei na Alemanha. http://www.stb.com.br/

Atenção 3: A carteira de estudante internacional, quando é de brasileiros não funciona para o Museé du Louvre (não sei direito o motivo!). Então, quando estiver comprando o ingresso na bilheteria do museu, já sabe. Quanto a ter pago para entrar, o que tenho para dizer é que VALE MUITO MAIS DO QUE 19,00 Euros! E tire o dia inteiro para ficar no Louvre se deseja conhecer uma parte significativa, porque aquele negócio ali é maior por dentro, do que se vê por fora! Meu tendão de Aquiles inchou!

5) Comprando as passagens: Dois anos seguidos, comprei pela STB. Da última vez, fiz o processo direto pelo site da TAP e não me arrependo. Sairá mais barato, tem na língua portuguesa e sem mistérios. Da primeira vez, Tivemos um problema com o cartão porque a taxa de embarque veio nas outras parcelas, mas, tirando isso, a empresa é ótima, não tenho do que reclamar. Travesseiro, cobertor, várias opções de filmes, boa refeição... Foi tranquilo.

Atenção 4: Você vai tirar uma foto para seu passaporte quando visitar a Polícia Federal, então, dê um grau no visual. É seu cartão postal fora do país. Você não vai querer ser mandado de volta porque parece o Bin Laden. Convenhamos!

Minha experiência nos interrogatórios foi meio tensa, mas depois de ter ido outras vezes, cheguei a conclusão de que estão ali para intimidar mesmo. Então, conselho de quem nunca foi barrada: seja simpático e não leia muito sobre o que dizem a respeito disso. Você vai ficar amedrontado. Eu nunca cheguei a mostrar tudo que precisava. Responda o que te perguntarem pronto. O passaporte sempre foi suficiente, inclusive na Inglaterra, onde me fizeram uma bateria de perguntas.

Qualquer dúvida, comentem! Volto para responder. ;)

No comments: