Wednesday, June 8

"Eu sou nerd!"


No Wikipédia, nerd é "um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas actividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares".

A meu ver, nerd são pessoas que preservam a juventude porque sonham muito alto. Ponto final? Não. Nerd gosta demais de algum filme, de algum personagem porque ele pesquisa, ele estuda a respeito. E sofre porque tais maravilhas não são reais. Então ele transforma.

Bill Gates seria um tremendo exemplo. Mark Zuckerberg, do Facebook, também. Agora, e por causa de casos de sucesso como esses, as pessoas costumam dizer que "o nerd de hoje é seu patrão de amanhã". Também ouvimos comentário sobre Justin Bieber ter sofrido bullying... e ser tão famoso hoje em dia.

Atualmente, o seriado The Big Bang Theory carrega o lema "the smart is the new sexy" (quase um "inteligência é afrodisíaco"). Os personagens são mestres da ciência que se atrapalham nas trocas interpessoais e discutem a respeito disso o tempo inteiro com os expectadores.

Agora, todo mundo quer ser nerd. Virou moda. E a culpa está nos casos de sucesso. E os que vivem de terapia porque sofreram/sofrem bullying ou são ignorados porque tem aparência e/ou manias "esquisitas"? De repente, parece que os não-nerds não são não-nerds à toa.

Aí, inventaram o tal do "geek", que, aparentemente, é fã de star wars (só dando exemplo) e consegue manter um convívio social equilibrado... Tá. E os nerds? O assunto aqui é nerdesa. Pessoas solitárias que vivem na frente do computador, desenvolvendo problemas na vista.

O nerd continua só, minha gente. O nerd pode ser o seu chefe algum dia, mas ele vai sofrer bullying na escola. Não vai ter um par na formatura, vai tropeçar nas próprias pernas, nervoso e incomodado. Os nerds ainda estão sozinhos, muitas vezes depressivos, suicidas.

Eu sei. Eu sei que o trabalho nas escolas contra o bullying vai gerar resultados, mas não é aplicando uma regra que resolvemos o problema. É exigindo o melhor dos outros! Não sofrer bullying, um dia, será como sofrer bullying porque, as pessoas que eram apontadas pela esquisitice, agora serão ignoradas.

O que eu quero dizer, e já terminando este post um pouco desgostosa, é que o tema por trás do apelo contra o bullying é a inclusão social. Será que, se mantivéssemos o foco no respeito, no coleguismo, na descoberta e no aprendizado pelo relacionamento interpessoal não seria mais fácil e menos preconceituoso?

Deixo aqui outro quesito. Pensem a respeito. A paz social agradece.



========================================


Final da quinta temporada de Grey's Anatomy ACABOU COMIGO.

46820 ;}

No comments: