Friday, September 13

Treze what?


Andei fuçando o Google e descobri que o dia 13 na sexta-feira é dito como azarado por diversas culturas e religiões... graças a N motivos. O mais comum é ligado à conclusão de várias coisas citadas pelo 12: 12 meses do ano, 12 signos do zodíaco, 12 apóstolos... 12 constelações... De maneira que um novo ciclo não se formaria, sendo o 13 uma anomalia, fora do padrão. A sexta-feira, por sinal, tem a ver com a crucificação de Cristo, dentre outras coisas.

Quando era criança, a Sexta-Feira 13 se resumia a um dia para sentar nas escadas com os amigos do prédio. Assustados, dividíamos diversas experiências relacionadas à fantasmas, aparições e lendas urbanas. Divertidíssimo! Subia as escadas tremendo de medo! 

Naquele tempo, tínhamos um casal de irmãos como vizinhos que moravam no primeiro andar. Tenho a impressão de que se chamavam Ana Clara e Henrique. Não eram do tipo que brincavam na rua e raramente estavam no apartamento, mas quando apareciam, costumavam chamar alguns colegas para sessões de filmes de terror... #InfânciaQuerida!

Esse clima nostálgico acabou me levando a justificar este post de hoje. Resolvi selecionar 13 trilhas sonoras que considero clássicas (eu disse clássicas) do cinema assustador que eu, verdadeira, tenho grande paixão e admiração.

Vamos começar pela trilha do próprio "Sexta-Feira 13" (Friday The 13th) em décimo terceiro lugar. Por que? Porque ele merece, só isso. Essa historinha de "kill, kill, kill" na música dá um negócio esquisito nas entranhas e merece respeito! Hunf!



O décimo segundo vai para "It - Uma obra prima do medo" (It). Assustar ou fazer filmes de terror que envolva crianças ou infância como contexto central dá um medo arretado! E essa musiquinha de carrossel? Parque de diversões?... #NaMoral! #MEDO!


"Tubarão" (Jaws) em décimo primeiro. Os fãs que me desculpem. Entendo a nostalgia, entendo aquele começo que faz alusão a aproximação do tio tuba (o que é perfeito), mas ela não é toda boa. Do meio pro final lembra a trilha de uma aventura, não sei, não sei. Me incomoda. Valeu a lembrança, né? Fala sério! :P



O décimo lugar vai ficar com "Pânico" (Scream). Quando era adolescente, tinha alguns filmes que assistia com frequência. Um deles era Titanic. O outro era a trilogia de Pânico. Neve Campbell era uma das minhas atrizes preferidas (puft!). E foi lá que descobri Drew Barrymore tentando voltar à ativa. Hahaha! Olha, tô tentando não ser muito radical, mas, por mim, trocava essa música de lugar. Para o topo! Para o topo! #GostoMuito!


O número 9 da lista vai para uma das músicas do "Freddy Krueger" que é de arrepiar os pentelhos! Na realidade, a música nem é a theme song, mas é tão medonha, e na voz de crianças parece que fica mais assustadora, que não posso evitar. "One, two, Freddy's coming for you!"


Agora sim: o oitavo lugar vai para o meu grande amor! Hahaha! "Freddy Krueger"! Michael Myers que me desculpe, o sex-appeal é todo dele! *-* 



O número 7 vai para a trilha sonora de "O bebê de Rosemary" (Romsemary's Baby). Quem curte filmes de terror e suspense e nunca assistiu, não merece o meu respeito. O longa é sempre de uma referência estrondosa.


6: Temos um problema aqui. A música de "O sexto sentido" (The Sixth Sense) que é a minha favorita, não é o tema do filme. Infelizmente, eu não tô encontrando por ouvido e não tenho a trilha sonora disponível no computador para resolver este impasse. De qualquer forma, vou disponibilizar o theme que não deixa de ser perfeito em nenhuma vírgula. Infelizmente, Nighty não conseguiu fazer mais nada que prestasse como esse filme, mas eu tenho fé que ele chega lá.



5: "O iluminado" (The Shining). Sem mais, beijos. Stephen King, I love you.


4: "Jogos Mortais" (Saw). Eu sei, eu sei, eu sei! Eu sei que as sequências acabaram com o filme, mas o primeiro ainda merece aplausos! Eu lembro de como fiquei arrepiada da primeira vez que ouvi "aquela música que toca no final"... enquanto o "morto" levanta cheio de maestria e o desfecho de um puta de uma trama bem elaborada se revela! É o tipo de música que, aplicada aos dias atuais, onde recebemos tantas informações o tempo inteiro, conseguiu o seu espaço. Só não coloco no primeiro lugar pela nostalgia do que está por vir. E porque tem coisas mais antigas que ainda são melhores, e tiveram bem menos ferramentas de execução.



3: "Psicose" (Psycho) merecia o segundo lugar, mas temos outra música que é mais conhecida (e apropriada), então, deixa Hitchcock em terceiro. (Vale a pena ver o vídeo da orquestra! *-*)



O segundo lugar vai para o tema de "Halloween"! Eu lembro de taaanta coisa quando escuto essa música! Já foi o toque do meu celular, inclusive. Lembro do joguinho do Atari também. É nostálgica, é perfeita. É muito difícil, hoje em dia, a gente ouvir um theme que marque tanto quanto! É uma obra prima!


Comecei a fazer este post na cabeça, quando estava no ônibus, voltando para casa. Uma coisa estava decidida logo que pensei nele: o primeiro lugar é de "O Exorcista" (The Exorcist). Na minha opinião, um dos melhores filmes de terror da históóóriaaa! Não é só uma obra cinematográfica de repercussão, com um mistério por trás e energias ocultas reais. É um filme bem pensado, é um filme à frente do tempo em que foi executado. É um filme que ainda mata qualquer um de pavor! É uma criança! É um demônio! É perfeito. E que música é essaaa, mermãããooo? *_____*


Espero que tenham gostado! Lembrando que minha intenção não foi a de catalogar os filmes de terror, mas as músicas de alguns desses filmes! Desejo, pelo menos, que todo mundo tenha uma "Sexta-Feira 13" regada à boas músicas! Boo!



---
258500

No comments: